Pular para o conteúdo

Amácio Mazzaropi recebe a Ordem na Classe Grã-Cruz do Mérito Cultural

No dia em que o Brasil comemora o Dia Nacional da Cultura, 05 de novembro, Amácio Mazzaropi e mais 40 agraciados foram homenageados durante a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural que aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
O Museu Mazzaropi, representado pelo João Roman Neto, foi à Brasília receber a insígnia da Ordem na Classe Grã-Cruz de Amácio Mazzaropi, que além do grande homenageado da cerimônia, Luiz Gonzaga, mais oito personalidades receberam a condecoração póstuma.

“Alguns dos agraciados não estão mais no nosso convívio, mas deixaram o legado que nos marca para sempre. A cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra  manifestação da atividade humana”, destacou a presidente Dilma Rousseff. “A cultura brasileira é um mosaico muito rico de tradições, criações e inovações de diferentes etnias e costumes”, completou a presidente.

A Ordem do Mérito Cultural é o maior prêmio da cultura nacional e as personalidades são premiadas em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Trata-se das maiores condecorações do país que, desde de 1995, é outorgada pelo governo federal como forma de reconhecer as relevantes contribuições de personalidades e  instituições à Cultura Brasileira. Os premiados têm seus nomes sugeridos por qualquer cidadão através do site do Ministério da Cultura; analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito formado por vários setores do governo; aprovados por decreto pelo presidente da República e publicados no Diário Oficial da União.
Além do nosso artista receber a homenagem da Ordem do Mérito Cultural, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, também homenageia Mazzaropi com a edição 2012 do Prêmio Culturas Populares que leva o seu nome, pelo centenário de seu nascimento. O concurso tem o objetivo de reconhecer e premiar a atuação de Mestres e Grupo/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileira.