Pular para o conteúdo

Centenário Mazzaropi

Se Amácio Mazzaropi estivesse vivo completaria 100 anos no próximo dia 9 deabril. Por todo país, exibições de filmes, debates, mostras marcam a data. Mas um dos programas obrigatórios para quem curte a figura do Jeca do cinema nacional é visitar o Museu Mazzaropi, situado em Taubaté (130 km de SãoPaulo), e conferir a exposição “Mazzaropi, para a felicidade do Brasil”, uma mostra interativa e permanente sobre a vida e obra de Amacio Mazzaropi, o imortal Jeca do cinema nacional.

Para o centenário, a mostra foi ampliada, ganhou novos objetos e uma área ainda maior.

“Mazzaropi, para a felicidade do Brasil” é fruto do trabalho de um ano e meio de pesquisa e revela um pouco da trajetória de Mazzaropi ao longo de três décadas de intensa produção cinematográfica. Os 30 anos podem ser vistos como uma linha do tempo em 16 metros de painéis e mais 10 estações criadas para sinalizar os momentos mais importantes da carreira, tais como o primeiro filme pela Vera Cruz, o nascimento do Jeca ou ainda a criação de sua própria produtora, a PAM Filmes.

Os visitantes podem interagir com os painéis, compreender como se dá a projeção de um filme na retina humana, movimentar cenas e mergulhar em filmes específicos através de grandes infográficos.

Os painéis foram produzidos através da impressão de imagens em acetato, afixadas em placas de vidro, garantindo não só durabilidade, mas também um aspecto único de negativo ou slide. Os investimentos para a montagem de “Mazzaropi, para a felicidade do Brasil” totalizam R$ 500 mil e foram utilizados somente recursos próprios do Instituto Mazzaropi. “Mazzaropi, para a felicidade do Brasil” foi realizada com apoio do Instituto Mazzaropi, coordenação geral de Claudio Marques, produção executiva de Arthur Ribeiro e criação cenográfica de Renato Theobaldo e Roberto Rolnik.

Serviço: Museu Mazzaropi Endereço: Estrada Municipal Amacio Mazzaropi, 201 – Bairro Itaim – Taubaté – SP Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 12h30 Ingressos custam R$ 10,00 por pessoa.

Durante as comemorações do Centenário a entrada é franca do dia 10 a 15 de abril. Telefone para agendamento de visitas: (12) 3634 3447 Na Internet: www.museumazzaropi.com.br

Saiba mais sobre o Instituto Mazzaropi – Fundado em 2000, o Instituto Mazzaropi é uma entidade sem fins lucrativos, criada para cuidar da memória de Amacio Mazzaropi. Atualmente, administra o Museu Mazzaropi e a Fazenda Santa,propriedade em Taubaté, onde Mazzaropi começou a produzir seus primeiros filmes independentemente dos grandes estúdios, e os direitos de oito dos 32 filmes do ator. Para as exposições itinerantes sobre cinema nacional, a entidade está em busca de parceiros. Mais informações em www.institutomazzaropi.org.br