jornal do mazza

O Puritano da Rua Augusta




1º rolo: Pundoroso, industrial recém-chegado de viagem, veicula sua nova religião pautada por firmes valores morais. Indispõe-se, logo de saída, com os filhos, “jovens transviados”, que recebem a proteção de Carmem, fogosa segunda esposa de Pundoroso, e de Dona Raimunda, mãe desta. Filomena e o marido Dagoberto, respectivamente irmã e médico de Pundoroso, posicionam-se a favor do industrial visando interesses financeiros. (294,2 m)
(São Paulo: centro da cidade – Viaduto do Chá, Avenida São João, Avenida 9 de Julho, túnel, Rua Augusta. Mansão: jardins, sala, sala de jantar. Automóveis. Empregados negros. Padre.)
2º rolo: A Liga Religiosa dos Ciprianistas, reunida em casa de Pundoroso, decide revigorar uma ampla campanha a favor da moralização dos costumes, hoje degradados nas roupas e nos costumes dos jovens. A filha Gaby, recém-retornada dos Estados Unidos, é marcante exemplo contrário à “filosofia” de Pundoroso e sua Liga. Medidas drásticas devem transparecer no interior das próprias casas e famílias. (289,3 m)
(Mansão: sala de jantar, quarto de rapaz, sala. Empregada negra. Automóveis.)
3º rolo: Na madrugada, a fiscalização da Liga mantém-se intensa, flagrando as “fugas” noturnas dos filhos mais velhos de Pundoroso e exigindo, em consequência, atitudes mais “saudáveis” como o bom trabalho a ser desempenhado na fábrica de Pundoroso. Este, inicialmente, se propõe a fazer pregações em praça pública. (287,4 m)
(Mansão: quarto, sala. Empregados negros. Escritório de fábrica. Praça pública, banda musical, entoação do “hino dos ciprianistas” – Mazzaropi canta inclusive. Ônibus Lapa-Praça da Sé.)
4º rolo: Depois, entoam pregações moralizantes em uma boate, provocando grandiosa confusão. Na casa de Pundoroso, todavia, os jovens assumem a nova dança do “twist”. O pai, ao retornar, expulsa os “vândalos” de sua casa e enfrenta a revolta da esposa, da sogra e dos filhos. Filomena e Dagoberto apartam a discussão. (287,4 m)
(Mansão: sala. Elza Soares e Waldyr Mussi e seu conjunto – 20 m cantam “O negrinho e a senhorinha”. Boate: interiores. Gerente. The Jordans – 135 m – e Lancaster – 189 m, conjunto de “twist”. São Paulo: Rua Augusta. Empregada negra.)
5º rolo: A Liga dos Ciprianistas decide atacar os “demônios” de uma turma de “jovens inconsequentes”. Pundoroso passa mal e Dagoberto recomenda repouso absoluto. A família reluta em tirar férias com o pai mas, sabendo tratar-se de um caso de vida ou morte, convencem-no a sair de São Paulo. (277,8 m)
(Mansão: sala. Escritório da Liga (tipo Exército da Salvação). Praça Pública, conjunto de “twist” – Lancaster?.)
6º rolo: A família inteira decide ir à praia, acatando ordens de vestirem antiquíssimos maiôs, com exceção de Carmem e seu audacioso traje de banho. Pundoroso tem uma nova recaída e retorna a São Paulo. Para surpresa geral, o moralista tira proveito de sua doença, contratando Lili, uma “boa” enfermeira particular, e castigando a esposa e a sogra com atitudes que incorporam a juventude. (296,3 m)
(Mansão: quarto, jardins. Guarujá, SP: praia, mar. Empregados negros. Automóveis.)
7º rolo: Carmem e Raimunda acatam as novas ordens mas se irritam com as “semvergonhices” de Lili e Pundoroso. Os filhos se divertem e cobiçam a enfermeira. Pundoroso participa, e vence, uma “gincana” automobilística para a qual arrasta a sogra, sem o consentimento desta, em incríveis emoções juvenis. Carmem e Raimunda começam a mudar de idéia quanto aos costumes “modernos”, ora adotados por Pundoroso. (290,2 m)
(Mansão: jardins, sala, quarto. Parque Ibirapuera. Mazzaropi canta – 189 m. – “Sou mais eu”. Automóveis. Empregado negro. Praça pública.)
8º rolo: Os negócios de Pundoroso começam a periclitar. Carmem, involuntariamente, trama a internação dele em um hospício. Pundoroso e Gaby desaparecem repentinamente. Filomena, percebendo um estratagema por detrás destes desaparecimentos, provoca ampla discussão em família. Pundoroso é retirado do sanatório, após rápidas investigações. Raimunda decide abandonar a casa e Carmem se defende das acusações. (280,9 m)
(Praça pública. Empregados negros. Escritório de fábrica. Mansão: sala, quarto. São Paulo: Rua Augusta. Sala de espera, médico, varanda de hospital.)
9º rolo: Pundoroso, apoiado pelos filhos, decide separar-se de Carmem mas a reclusão de Gaby em um convento torna a reuní-los. Dagoberto propõe um meio-termo moral e reaviva o amor de Carmem por Pundoroso que, ora menos fanatizado, retira Gaby do convento e se despede de seus irmãos da Liga. (293,5 m)
(Mansão: sala, jardins. Convento, freiras. Automóveis. Banda musical, “hino dos ciprianistas”.)
São Paulo: Parque Ibirapuera, Rua Augusta. Ambiente urbano, classe média. Juventude, moralismo, novos costumes. Comédia de costumes.

httpv://youtu.be/IOlFOPfDgJo

Elenco

Amácio Mazzaropi

     Pundoroso

Marly Marley

     Carmem

Marina Freire

     Raimunda

Elisabeth Hartman

     Filomena

Edgard Franco

     filho de Pundoroso

Henricão

     empregado da casa


Gladys • Julia Kovacs • Darla • Marlene Rocha
Carlos Garcia • Zéluiz Batista Pinho • Claudio Maria
Augusto César Ribeiro • Aristides M. Ferreira • Cleusa Maria
Etelvina dos Santos • Humberto Militello • Durvalino Simões
Sonia Maria dos Santos • João Batista de Souza • Celso F. Guizard

 

comédia, ficção; 102 minutos; censura livre

 

cia produtora   PAM Filmes (Taubaté, SP)
     
direção   Amácio Mazzaropi
assistente de direção   John Doo
     
argumento   Amácio Mazzaropi
     
“colaborou no roteiro”   Alvim Barbosa
     
diretor de fotografia   Giorgio Attili
câmera   Geraldo Gabriel
assistente de câmera   Rosalvo Caçador
foquista   Maciel Afonso Fraga
     
engenheiro de som   Constantino Warnowsky
assistente   Alexandre Warnowsky
     
montagem   Mauro Alice
     
maquilagem   Maury Viveiros
     
direção musical   Hector Lagna Fietta
canções   “Sou mais eu”- Let Kiss (sic), de Nazareno de Brito, canta – Mazzaropi; “O neguinho e a senhorinha”,de Noel Rosa e Abelardo da Silva, canta – Elza Soares; “Você fugiu da escola”, de Dora Lopes e Gilberto Lima, canta – Claudio Guimarães; “Hino dos ciprianistas”, de Elpídio dos Santos
conjuntos   The Jordans; Lancaster; Waldyr Mussi e seu conjunto
     
continuidade   Adalberto Pena
     
estúdio filmagem   Cia Cinematográfica Vera Cruz
laboratório imagem   Rex Filme S. A
sistema cor   b x p
metragem   2.598,8 m
filmado em   35 mm; em 24 q
local de produção   São Paulo, SP
ano de produção   1965