Pular para o conteúdo

Museologia – Quadro da Santa Ceia

Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar o Museu Mazzaropi e ver de pertinho os causos do nosso acervo, vamos contando por aqui um pouco do que vocês irão encontrar em nosso espaço. Mas sem spoilers, afinal, também queremos aguçar sua curiosidade para termos sua presença aqui na Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim, Taubaté, São Paulo, ou seja, em nosso museu.

A peça de hoje tem mais de séculos de histórias e releituras. Trata-se do quando “A Última Ceia”. Porém, vindo do nosso querido caipira Mazzaropi, é lógico que vem encrenca por aí, e das boas. 😛

Reza a lenda que, nas filmagens do “Portugal… minha saudade” (1973), nas cenas do baile de Ano Novo, gravadas em um asilo, Mazzaropi sentiu falta de mais detalhes na cena, considerando uma parede muito vazia. Daí ele encomenda a um artista local um quadro da Santa Ceia às pressas.

É bem provável que esse quadro seja o único no mundo em que Jesus e seus doze apóstolos tomam o vinho em um cálice… opa, peraí! O que estamos vendo neste quadro aqui são copos, e copos de VIDROS! 😀

Saiba mais sobre esse filme:

Ao longo da sua carreira, Mazzaropi produziu 2 filmes com locações no estrangeiro, ambos no ano de 1973, sendo “Um caipira em Bariloche”, com cenas em Taubaté, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Bariloche, e “Portugal… minha saudade” , com gravações em Taubaté, Coimbra, Fatima e Lisboa.

Sinopse – Sabino (Mazzaropi), nascido em Portugal, vivendo no Brasil desde a infância, tem um irmão gêmeo(Agostinho) que vive em Lisboa. Mas Sabino é muito pobre, vive de favor na casa de um filho casadoe esconde sua situação do irmão: ganha a vida vendendo frutas numa carriola nas ruas de São Paulo. Sua simplicidade irrita a sogra de seu filho, que também mora na casa. Os conflitos constantes entre eles criam uma situação insustentável, que faz o filho, aconselhado pela esposa e pela sogra a internar o pai num asilo. Agostinho chega inesperadamente e, inconformado com o que fizeram ao irmão, leva-o para Lisboa.

Trecho do filme: https://www.youtube.com/watch?v=wL66dxlA6w8