sucesso e critica

Cidade do Rádio




Diário da noite – São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 1951

Onda de reformas de contratos nas “Associadas”, em todos os setores de atividades artísticas ou técnicas. Citam-se, entre outros, os nomes dos que se prenderam por mais tempo na Tupi-Difusora-TV: Olga Teixeira, Brinquinho e Brioso, Arminda Falcão, Zequinha, Cesar Monteclaro, Zé Pretinho, Milton Camargo, Lolita Rodrigues, João Monteiro, Percival Ferreira, Mazzaropi, Santa Campos, Climaco Cesar, Antonio Negrão, Carmen Lidia, e os músicos da Orquestra da Saudade: Antonio Jorge, João Finocchi e Guilherme Sora.
“Flash” do dia: Mazzaropi (Amacio Mazzaropi). Nasceu a 9 de abril de 1915, na Capital. Recitava, cantava e interpretava nas festinhas do Grupo Escolar São José do Belem. Com 17 anos, fugiu de casa em companhia do fakir Ferry, viajando pelo Interior. Contava anedotas e cantava modas caipiras. Mais tarde, na Capital, organizou uma “troupe” de comédias e variedades, onde também figurava sua mãe, Clara Mazzaropi. Construiu um “teatro de emergência”, em Jundiaí, começando, então, a funcionar a Cia. Mazzaropi, por volta de 1940. Depois de vender o pavilhão e de fazer algumas temporadas em teatros, ingressou na rádio Tupi, em 1946, incentivado por Claudio e Mario Polimeno. Costa Lima, contudo, foi o seu grande ‘estimulador, pois Mazzaropi não tinha lá grande confiança em suas qualidades para o rádio. Até hoje, pergunta-se como uma criatura tão simples e sem artifícios conseguiu tamanha projeção como “o maior humorista caipira do rádio brasileiro”. Mazzaropi é, indiscutivelmente, diferente de todos. Um “conversa mole” de caipira, simplesmente caracterizado, que leva o ouvinte, ou melhor, arrasta o ouvinte consigo no mundo de suas vicissitudes ou de suas alegrias de caipira. Quem o vê, mesmo no natural, acredita que ele seja caipira mesmo. Tamanha simplicidade conseguiu êxito imediato na TV, na qual apareceu desde a sua inauguração em S. Paulo. É a figura mais popular do “vídeo” no Brasil, tendo tomado parte no show inaugural da TV, no Rio, para onde vai, ainda, todas as quintas-feiras, para apresentar um quadro seu.
PROGRAMAS EM DESTAQUE — Hoje, Tupi: 20,35 — Atrações Tupi (com Marcos Ayala e Norma’ Ardanuy); 21 hs. — Diversões Castelo (cora Marisa e Vadeco); 21,30 — Cocktail Dubar (com Romeu Feres, Hebe Camargo e os 4 amigos). Na TV: Rancho Alegre (Mazzaropi) e Futebol (São Paulo vs. Portuguesa).