sucesso e critica

“Nadando em Dinheiro”, um novo sucesso da Vera Cruz




Será exibido a partir de amanhã

A partir de segunda-feira São Paulo poderá finalmente assistir “Nadando em dinheiro” com o impagável Mazzaroppi, o novo astro da comedia surgido em “Sai da Frente”, depois de triunfar no rádio e na televisão.

O lançamento de “Nadando em dinheiro” em 28 cinemas desta capital e em mais uma dezena de telas nas vizinhanças de São Paulo marcará um dos principais acontecimentos na historia da cinematografia nacional, pois que pela primeira vez um filme, mesmo contando os importados, será lançado numa tão vasta cadeia tão grande para exibição de uma película. O que vem comprovar o prestígio do cinema nacional e, portanto, a confiança dos exibidores no sucesso dessa segunda grande comedia da Vera Cruz.

O elenco de “Nadando em dinheiro” inclui os principais interpretes de “Sai da Frente”, tais como Mazzaroppi, Ludy Veloso, A. C. Carvalho, Nieta Junqueira, Carmen Muller, Simone de Moura, Vicente Leporace, a menina Tita, o famoso cão policial Duque e mais a “estrela” Liana Duval e Elisio de Albuquerque, Xandó Batista, Francisco Ariza, Sergio Hingst, Giordano Martinelli e Nelson Camargo.

DIREÇÃO E PRODUÇÃO

Abilio Pereira de Almeida e Carlos Thiré dirigiram “Nadando em dinheiro” para a Vera Cruz. A produção, como a da comedia de estreia de Mazzaroppi, também é de Pio Piccinini. Radamés Gnatalli compôs a musica e Nigel C. Muke foi o diretor de fotografia. O famoso montador de “O terceiro homem”, O. Haffenrichter é o responsavel  pela montagem dessa película cuja confecção recebeu os maiores cuidados dos estúdios da Vera Cruz. A Columbia fará a distribuição em todo o territorio  nacional e no exterior.

DE CHOFER A MILIONÁRIO

“Nadando em dinheiro” é como uma sequencia de “Sai da Frente”, filme em que Mazzaroppi apareceu como um chofer de caminhão, em São Paulo. Agora ele será visto como milionario, graças à fabulosa herança que o torna um grande e importante industrial.

Isidoro Colepicula, personagem criado no cinema pelo famoso cômico, Maria sua esposa, interpretada por Ludy Veloso e o impagável casal Eufrazio e Xantipa (A. C. Carvalho e Nieta Junqueira) compõem os dois pares que fizeram o Brasil rir em “Sai da Frente” e que agora vão divertir novamente as multidões.

RECORDES DE BILHETERIA

Nos meios cinematografcios antevê-se como certo que “Nadando em dinheiro”, pela expectativa com que vem sendo esperado e dada a carreira triunfal de “Sai da Frente”, fará retumbante sucesso, superando de muito superando de muito as cifras de bilheteria alcançadas por essa comedia. O fato de “Nadando em dinheiro” ser lançado no maior circuito já utilizado por uma distribuidora para qualquer filme em qualquer epoca no Brasil, faz crer que ele baterá todos os recordes de bilheteria em São Paulo. O que deve ser motivo de jubilo para quantos acompanham com interesse a vida do cinema nacional e compreendem o que representa para os brasileiros superar as dificuldades que inicialmente nosso cinema tinha que enfrentar, hoje, felizmente, superadas por uma comedia como “Nadando em dinheiro”.

O Correio Paulistano, São Paulo, 26 de outubro de 1952.