sucesso e critica

Nadando em dinheiro




nadando em dinheiro

Em “Sai da Frente” Mazzaropi aparece como um chofer de caminhão às voltas com uma mudança que conduz em seu velho caminhão, que êle chama de “Anastácio”, até o grande porto de Santos.

Mas a vida do simples chofer de caminhão de “Sai da Frente” sofreu uma mudança vertiginosa em “Nadando em dinheiro”. Êle, que naquela comédia “nada no sêco”, como diz o povo, nessa segunda “nada em dinheiro”, metendo-se em aventuras e complicações cômicas surpreendentemente engraçadas.

A HISTÓRIA

Isidoro vivia num cortiço no centro da grande capital paulista, trabalhando na praça como fazedor de carretos com seu velho caminhão. Sua vida era igual a de todos os que ganham o pão de cada dia com o suor do rosto. E o dinheiro que ganhava mal dava para as despesas e manutenção. Ainda por cima, numa certa manhã, um automóvel de luxo deu uma trombada em “Anastácio”, amassando-lhe o motor. Foi a conta! E aí começa propriamente o filme. Isidoro pôs a boca no mundo, não se conformando com o estrago produzido em seu querido “Anastácio”. Devido ao acidente, teve que dar seu nome ao guarda civil: Isidoro Colepícola! Foi o que bastou para o dono do carro de luxo correr à sua roda, fazendo-lhe grande rapapés. Isidoro é identificado pelo senhor do “cadilac” como herdeiro de um dos maiores industriais que no momento está à morte e que prometeu trezentos mil cruzeiros de prêmio a quem localizasse seu neto.

E assim, o chofer de caminhão, de um momento para o outro e por causa de uma trombada, vê-se o senhor de uma fortuna de dezenas de milhões.

As manias do novo milionário, os banquetes que êle dá e seu espírito romântico de galã desastrado geram uma série de complicações de alta hilariedade. Isidoro transforma-se num mecenas, protetor das artes e dos inventores, adquire coleções raras e custeia a construção de complicadas aparelhagens, cujo funcionamento fazem morrer de rir. E o resto da história não deve ser contada para não privar os espectadores do delicioso e inesperado desfêcho.