Pular para o conteúdo

Curso sobre educação em museus e centros culturais será ministrado no mês de agosto em Taubaté (SP)

As aulas acontecerão no Museu Monteiro Lobato entre os dias 20 e 23 de agosto e serão ministradas pela empresa Percebe. As inscrições poderão ser feitas de 5 a 15 de agosto.

convite_curso_taubate

 

Depois de passar por São Paulo, Santos, Brodowski e São Carlos, o curso Que público é esse? chega Taubaté, antes de partir para Tupã. Com apoio do Instituto Votorantim por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura, o curso visa a formação de todos que atuam diretamente com os públicos nas exposições de museus e centros culturais, principalmente os educadores.

O objetivo do curso é criar junto aos participantes um espaço de reflexão e diálogo sobre a especificidade da educação não-formal e suas práticas educativas, com ênfase na comunicação e educação em museus e nos processos de mediação humana que ocorrem nestes espaços.

Os temas trabalhados no curso abarcam: ações educativas em museus e centros culturais, diferentes públicos e suas especificidades, dimensão comunicativa desses espaços, aprendizagem, realização das visitas educativas e a ação do educador.

Como material de apoio será utilizado o livro recém-lançado Que público é esse? Formação de público de museus e centros culturais, desenvolvido pela Percebe (disponível para download em www.percebeeduca.com.br). Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.

Em Taubaté as aulas serão ministradas de 20 a 23 de agosto, das 13h às 18h, no Museu Monteiro Lobato. Os interessados devem mandar e-mail para [email protected], de 5 a 15 de agosto, contendo nome completo, telefone, cargo que ocupa na instituição e uma carta de intenções (de até 500 caracteres, aproximadamente um parágrafo).

Os critérios para selecionar os participantes incluem ordem de chegada do e-mail e afinidades com o tema. As inscrições devem ser individuais (cada pessoa deve enviar seu email pessoalmente). Pré-requisito: ensino médio completo.

O próximo curso será realizado de 17 a 20 de setembro, em Tupã, no Museu Índia Vanuíre. Mais informações sobre esse curso serão divulgadas próximas as datas do evento no site da Percebe (www.percebeeduca.com.br).

SERVIÇO:

Curso: Que público é esse?
Quando: De 20 a 23 de agosto, das 13h às 18h
Onde: Museu Monteiro Lobato – Av. Monteiro Lobato s/n – Chácara do Visconde – Taubaté
Público alvo: Pessoas que trabalham com os públicos nos museus e centros culturais.
Inscrições: Do dia 5 a 15 de julho pelo e-mail [email protected]
Número de vagas: 40
Gratuito
Apoio: 
Programa de Ação Cultural (PROAC) 
Financiamento: 
Instituto Votorantim