Pular para o conteúdo

Matérias Históricas: Mazzaropi na estréia da TV no Brasil (1950)

No dia 18 de setembro de 1950 era feita a primeira transmissão de TV na América Latina, mais precisamente em São Paulo, Brasil. Durante a programação o programa humorístico “Rancho Alegre, comandado por Mazzaropi, foi o grande destaque como podemos conferir no artigo abaixo, publicado no periódico “O Governador em 1951.

Periódico “O Governador relata a estréia da TV no Brasil com destaque a Mazzaropi. Créditos: Acervo Museu Mazzaropi.

Leia a transcrição abaixo:

“Notas Gravissimas”, hoje, deixa de lado seus costumeiros “venenos”, afim de mandar daqui seus parabens mais sinceros às “Emissoras Associadas” de São Paulo, pela sucesso que alcança com o lançamento da Televisão em nossa terra. Acaba de ser oficialmente inaugurada a “PRF-3-TV”, primeira estação de Televisão da América do Sul. Coube a São Paulo a grande honra de ser a primeira cidade a apresentar tão importante realização, graças à iniciativa das “Associadas” paulistas, emissoras, que cumprimentamos, efusivamente, pelo brilhantismo do feito. A Dermival Costalima e a Cassiano Gabus Mendes, nossos parabéns, pelo belíssimo espetáculo que nos ofereceram, no dia 18 do corrente. Tivemos oportunidade de assistir ao programa inaugural, através um dos aparelhos de TV espalhados pela cidade. Quase todos os quadros que vimos estiveram ótimos, com exceção da “Escolinha do Chichilo”, que foi, a nosso ver, o mais fraco do ‘show”. Completamente sem graça e sem vida, prejudicou, de certo modo, o conjunto da “revista” apresentada. Foi pena, pois o resto esteve bom. A nosso ver, dos quadros exibidos, os melhores foram “Romance Espanhol”, o que apre-sentou Rafael Puglieli ao piano e o que apresentou Mazzaropi (este engraçadíssimo e com muito jeito para a coisa).

Não sabemos porque. varios dos quadros do programa não Fo-ram apresentatdos. Enfim, o que vimos bastou para nos entuiasmar e para nos fazer desejar ao pessoal jovem e corajoso das “Associadas” que continue lutando sempre, como até aqui, para o engrandecimento cada vez maior do nosso radio e agora, da nossa televisão. Parabens, mais uma vez, a Costalima, Cassiano Mendes, Jorge Edo, Mario Alderigh e a todos os mais que contribuíram para que a TV deixasse de ser um sonho, para ser uma belissima realidade em nossa terra.”

SERVIÇO

Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:

Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim

Telefone: (12) 3634-3447

Horários: terça a domingo, das 8h30 às 12h30. Fechado às segundas-feiras.