Pular para o conteúdo

Saiu na mídia: parceria entre Mazzaropi e Vera Cruz é destacada em Almanaque GaúchaZH. (dez. 2019)

A edição de 27 de dezembro de 2019 do Almanaque GaúchaZH, de Porto Alegre, conta com uma importante matéria para o cinema nacional.

Trecho da matéria do Almanaque GaúchaZH que cita a parceria Mazzaropi e Vera Cruz.

O artigo descreve o início da Cinearte, de 1930, responsável por obras de grandes humoristas como Oscarito, Grande Otelo e Dercy Gonçalves, passando pela década de 1940 com a inauguração da Atlântida Cinematográfica, do Museu de Arte Moderna (MAM) e do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Neste contexto, criou-se a produtora Vera Cruz, fundada pelo empresário italiano Franco Zampari, que lançou clássicos como “O Cangaceiro”, de 1953.

Foi na Vera Cruz que surgiu uma das maiores personalidades do cinema brasileiro: Amácio Mazzaropi, indiscutível campeão de bilheteria em sua época. A matéria, escrita por Ricardo Chaves com colaboração de Renato Rosa, mostra a importância da parceria Mazzaropi e Vera Cruz.

Tempos mais tarde, era fundada a Produtora Amácio Mazzaropi (PAM Filmes). Ainda assim, as memórias de um tempo mágico vivido na Vera Cruz permaneceu no coração do cineasta. Relatos de pessoas próximas contam que sempre que passava por São Bernardo do Campo, Mazza parava e, por alguns instantes, contemplava os portões da Vera Cruz com lágrimas nos olhos.

Local das instalações da PAM Filmes hoje funciona como o premiado Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté/SP.

Clique no link para ler a matéria completa do Almanaque Gaúcha ZH:
Matéria do Almanaque GaúchaZH sobre Cinearte, Atlântida e Vera Cruz

SERVIÇO

Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:

Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim

Telefone: (12) 3634-3447

Horários: terça a domingo, das 8h30 às 12h30. Fechado às segundas-feiras.