Pular para o conteúdo

22ª Semana Mazzaropi

semana mazza testeira1

De 5 a 12 de abril, acontece a Semana Mazzaropi, promovida pelo Museu Mazzaropi todos os anos. O evento marca o aniversário de nascimento do ator e cineasta. Ele morreu em 1981, mas se fosse vivo, em 9 de abril, ele faria 103 anos. Na programação para este ano estão uma série de novidades, especialmente voltadas para público mais jovem. Tanto assim que o tema da semana é uma frase do próprio ator: “O segredo do meu sucesso é falar a língua do meu povo”. “Queremos que os jovens conheçam melhor os filmes, o personagem criado por Mazzaropi porque suas histórias e o seu humor é atemporal”, disse Pamela Botelho, coordenadora do Instituto Mazzaropi.

Um dos destaques da Semana Mazzaropi deve ser as chamadas excursões aos Sertões de Taubaté. Graças a uma parceria com Silésio Francisco Tomé, responsável pela organização dos passeios batizados de “Sertões de Taubaté”. Além da riquíssima cultura caipira, os passeios, durante a Semana Mazzaropi, vão mostrar lugares que foram usados como locação para os filmes de Mazzaropi na zona rural da cidade. Entre eles, a Capela Nossa Senhora dos Remédios que aparece no filme O Lamparina, de 1964.

Outras atrações da Semana Mazzaropi

são as visitas guiadas ao Museu Mazzaropi. São esperadas centenas de pessoas, incluindo alunos das escolas da região, integrantes dos Projetos Curumim e Terceira Idade do SESC, alunos da APAE e vários outros.

Durante a Semana Mazzaropi 2015 será possível poder conferir também a exposição de tirinhas no Museu Mazzaropi e em outros pontos da cidade de Taubaté. O trabalho vem sendo desenvolvido já há algum tempo pelo cartunista Bruno Fonseca. No maior estilo ácido e crítico do Jeca Tatu criado por Mazzaropi, Bruno desenvolve tirinhas divertidíssimas com temas da atualidade: a crise da água em São Paulo, o aumento da gasolina e as agruras dos torcedores de futebol, entre tantos outros. O material é publicado no site do Museu regularmente e esta será a primeira exposição das tirinhas.

Além disso, uma série de shows vai levar aos palcos do Sesc Taubaté as canções usadas nos filmes de Mazzaropi, em novas versões e em diferentes gêneros. Entre as bandas confirmadas estão A Tropa (reggae), Mistura e

Manda (samba), Baque do Vale (Maracatu), Diego Luz e Rafinha acústico (MPB), Juliana Gil e Luis Simonetti (disco) e Jongo Crioulo Taubaté. Na programação da Semana Mazzaropi tem ainda oficinas de flipbooks e taumatrópio no Sesc e um concurso cultural de vitrines decoradas com a temática do Jeca do cinema nacional. Nos bares e restaurantes de Taubaté, uma série de pratos inspirados em Mazzaropi também serão servidos.