Sobre o Museu

Um lugar dedicado a Mazzaropi e à cultura brasileira

A exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” foca no artista, sua terra e seu tempo. Século 20, da estreia em circos mambembes à consagração no cinema… seus filmes retratam aspectos da vida brasileira cujas questões, em boa parte, ainda estão aí.

Para contar essa história, arte e ciência se combinam na magia de efeitos óticos, imagens em movimento, música, objetos cenográficos, equipamentos de cinema da época e recursos digitais de hoje.

Mazzaropi, ator, cantor, produtor, diretor, roteirista, cenógrafo, personagem de quadrinhos… todos eles estão presentes.

Um anfiteatro para  350 pessoas recebe inúmeros  eventos, entre eles, o Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi, em abril. No “Empório Mazzaropi” os filmes em dvd e livros sobre o artista, a premiada Cachaça Mazzaropi e o reconhecido artesanato da região.

História 

O Museu foi criado em 1992 por João Roman Júnior para homenagear seu velho amigo, Amácio Mazzaropi. 

A amizade nasceu nas serestas em São Luiz do Paraitinga, com o compositor Elpídio dos Santos, criador das músicas para os filmes de Mazzaropi e o maestro Fêgo Camargo, pai de Hebe Camargo. 

Nessa época, ninguém podia imaginar que João Roman Junior acabaria comprando, anos depois da morte de Mazzaropi, o complexo que incluía os estúdios da PAM Filmes, onde hoje existe o Hotel Fazenda Mazzaropi®.

O Museu revive o patrimônio cultural inestimável de Mazzaropi e contribui para a atratividade turística e cultural da região.

Projeto arquitetônico

Projetado pela N&W Arquitetos, visto de fora, o telhado metálico curvo sugere uma sequência de latas de filmes de cinema.

Projetado em um único bloco, abriga o hall de entrada, a área de exposição, a sala de vídeo, a loja, banheiros, anfiteatro e camarins. O mezanino abriga uma outra área de exposição e escritório.  

Construído estrategicamente ao lado dos antigos estúdios de cinema, o conjunto de prédios tem capacidade para receber eventos das mais variadas dimensões.

Sobre os arquitetos

https://projetos087.wixsite.com/nw-arquitetos

Projeto expográfico

Criado pela Praxinoscópio com a curadoria da equipe do Museu. 

A linha narrativa, seguindo a cronologia da vida e obra de Mazzaropi, é uma crônica da vida brasileira no século 20, quando o país deixa de ser predominantemente agrário para tornar-se urbano. 

Sobre os cenógrafos

http://www.praxinoscopio.com/pt/

Previous
Next