Pular para o conteúdo

Categoria ”humor” é a grande novidade do 2° Festival Mazzaropi

Estão abertas as inscrições para a mostra competitiva do 2° Festival Mazzaropi de curtas. A novidade da edição de 2020 é a categoria ”humor”, que homenageia o cineasta que dá nome ao festival.

Amácio Mazzaropi foi um especialista no gênero. Trabalhou o humor em vários estilos no teatro, circo, rádio, televisão e cinema.

Você sabia que existem vários estilos de humor? O humor pode estar em filmes de aventura, nos românticos, nos filmes trash, horror, suspense, nos dramas e melodramas… enfim, o humor pode estar onde menos se espera.

Mazzaropi fez humor ”pastelão”, que envolve muita expressão corporal e situações absurdas, fez ”humor satírico” ao fazer críticas à sociedade e o ”humor dos bordões”, em que certas frases são tão repetidas que se tornam previsíveis e aguardadas.

No filme Chico Fumaça, o personagem de Mazzaropi, sem perceber, é usado como cabo eleitoral de um político oportunista

Tem o humor trágico, o do absurdo e por aí vai. O ”humor vergonha alheia” em que o personagem se envolve numa situação tão constrangedora que fica difícil olhar o que está acontecendo.

O humor é vital para nós humanos e, segundo o filósofo Schopenhauer, ¨O bom humor é a única qualidade divina do homem¨.

Então vamos cultivar o humor!

Para inscrever seu curta acesse o link: https://festival.museumazzaropi.org.br/

O Festival Mazzaropi é uma mostra competitiva de curtas para estimular a produção e fruição do filme. É uma das atrações da 27ª Semana Mazzaropi e acontece entre os dias 9 e 12 de abril no Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP). Uma homenagem aos 108 anos do nascimento de Amácio Mazzaropi.