Museologia – Capa para câmera Mitchell 35mm

Aqui no Museu Mazzaropi você encontra uma diversidade de equipamentos que fazem parte da história do audiovisual brasileiro. A partir desta publicação, mostraremos e contaremos mais sobre algumas relíquias usadas nas produções dos filmes do Mazza!

Nesta foto, uma capa para câmera Mitchell 35mm, que nos anos 1970 e 80 era a mais moderna que existia. No Brasil haviam apenas 2 unidades, ambas de posse de Mazzaropi, usadas para rodar filmes na fase da PAM Filmes, que tinha posse dos melhores equipamentos para realizar suas filmagens. Esta capa da foto foi um marco nas produções audiovisuais, permitindo que a captação da imagem e do áudio fossem feitas simultaneamente, resolvendo um problema que incomodava o Mazza: antes desta capa, era preciso captar a imagem e o áudio em dispositivos separados e, na hora da edição, era um trabalhão para sincronizar ambos, ficando um efeito de filme dublado.

Hoje esta capa está em exposição no nosso Museu em perfeito estado de conservação graças à Luci Livia Pineda Barreira, que nos doou o objeto em 2009. Venha conhecer! Estamos em Taubaté no endereço: Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, número 249. CEP: 12086-020. Para visitas em grupos com mais de 15 pessoas, agende por telefone: (12) 3634 3447.

Um grande abraço,

Seiti Alencar

Foto real da capa p/ câmera Mitchell que está no Museu Mazzaropi.