Pular para o conteúdo

Museologia – Projetor de filmes + Torre de carretéis

No artigo de hoje, vamos conversar um pouco sobre esta máquina pesada que vocês podem conferir na foto acima. Se trata de um projetor de filmes da década de 1950. Sim, na época era desse tamanho! Para se ter uma ideia, hoje em dia um projetor de filmes de cinema é muito prático, sendo possível carregar debaixo do braço.

Este projetor foi feito pela Triumph, empresa cinematográfica de São Paulo e está em exposição no Museu Mazzaropi graças a Prefeitura Municipal de Taubaté, que fez a doação. A maior curiosidade sobre ele é que era movido a carvão, então, ele esquentava com facilidade, sendo necessário pausar o filme para que esfriasse. Este era o momento ideal para as paqueras nas salas de cinema. Todo cuidado era pouco para manusear esta máquina, já que se ela esquentasse demais, acabava queimando o filme que rodava acima dela. Este fato deu origem à expressão “queimar o filme” , que usamos muito atualmente. 😀

Este projetor rodou muuuitos filmes do Mazzaropi que foram sucesso de bilheteria. Gostaram? Semana que vem tem mais curiosidades sobre o Museu Mazzaropi, fiquem ligados com a gente!
Um grande abraço,

Seiti Alencar