Museu Mazzaropi faz parceria com Secretaria da Educação de Taubaté

Alunos da rede pública vão aprender sobre cinema e participar de oficinas. Professores começam a visitar a instituição para desenvolver o conteúdo em sala de aula.

Levar o cinema às escolas municipais de Taubaté e, com isso, trabalhar a linguagem audiovisual como forma de expressão com os estudantes. Esse é o objetivo da parceria que o Museu Mazzaropi firmou com a Secretaria Municipal de Educação da cidade no interior paulista, para levar a iniciativa à grade curricular do 5º ano do ensino fundamental. Além das atividades realizadas pelos professores em sala de aula, alunos adolescentes que estudam em tempo integral irão participar de oficinas para criarem os próprios curtas.

Hoje um primeiro grupo de 60 professores de Arte visita o museu para conhecer a vida e a obra de Amácio Mazzaropi. Na exposição, encontram-se objetos de cenas, fotografias, antigas câmeras e equipamentos de som e de edição. Durante essa experiência, os docentes entrarão em contato com o material disponível para pensarem em possíveis temas a serem desenvolvidos em sala de aula.

Profissionais da instituição, da Secretaria e os educadores vão trabalhar juntos nessas conexões entre o acervo do Museu e os assuntos que o professor pretende abordar em sala de aula, de modo a fornecer mais recursos para ele e os estudantes no processo de aprendizagem.

Instalado no espaço onde funcionavam os estúdios da produtora que Mazzaropi fundou para rodar seus filmes, o museu dispõe de 20 mil itens, bem mais do que o que se vê exposto. O site da instituição vem passando por um trabalho de organização do acervo online, que também estará à disposição dos educadores, para aprofundarem os temas de seu interesse.

A proposta do museu inclui promover oficinas com os estudantes para que eles possam entender a tecnologia e as técnicas de produção. Como o audiovisual está cada vez mais presente e acessível às pessoas, pelo uso corrente do celular, a intenção do Museu Mazzaropi é mostrar aos estudantes o cinema como forma de expressão, trabalhando visão crítica e domínio da linguagem da imagem.

O Museu Mazzaropi está aberto para desenvolver esse trabalho com outras escolas da região de Taubaté ou mesmo da capital paulista. Mais informações podem ser obtidas no site http://museumazzaropi.org.br ou no telefone (012) 3634.3447.