Museu Mazzaropi se prepara para receber a Primavera dos Museus em setembro

Evento inclui programação para estudantes de escolas públicas e para o público geral

Entre os dias 23 e 29 de setembro acontecerá a 13ª edição da Primavera dos Museus, uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem o intuito de promover o relacionamento da sociedade com os museus espalhados pelo Brasil. Todos os anos há uma programação especial com base em uma temática, que em 2019 será “Museus Por Dentro, Por Dentro Dos Museus”.

Em Taubaté, o Museu Mazzaropi abrirá o seu espaço ao público gratuitamente durante o período. Também receberá os estudantes das escolas públicas do município, que conhecerão de perto a história e a influência cultural de um dos mais importantes cineastas e atores brasileiros, o Amácio Mazzaropi. São esperados cerca de 200 alunos, de sete escolas, entre os dias 24 e 27 de setembro.

“Mazzaropi, cineasta de Taubaté”é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté e do Museu Mazzaropi para incentivar o uso e a produção audiovisual dentro e fora da sala de aula. Através de atividades lúdicas, os estudantes também terão a chance de aprender sobre as mais diversas áreas de estudo, como ciência, matemática, língua portuguesa, artes e história, a partir dos filmes produzidos e estrelados por Mazzaropi. Dentre os 20 mil itens que compõe o acervo do museu, estão câmeras e equipamentos de som e edição, que dão às crianças uma noção de como era a tecnologia disponível para fazer cinema na metade do século 20.

Para o público geral, foi montada uma programação especial. No dia 23, às 17h, acontecerá a abertura da exposição “Tirinhas do Mazza”, desenhadas pelo cartunista Bruno Fonseca, todas inspiradas nos personagens de Mazzaropi. Às 19h, a escritora Dílvia Ludvichak estará no museu para lançar o livro “Mazzaropi um Jeca Bem Brasileiro” e também participar de um bate papo sobre o fascínio que a literatura e a poesia podem despertar nos leitores.

Já no dia 28, às 9h, uma mesa redonda acontecerá no espaço. O tema “Por dentro dos museus: o museu como um lugar de pesquisa” será administrado pela historiadora e professora doutora da Universidade de Taubaté, Rachel Duarte Abdala, enquanto o tema “Museus, arquivo e sociedade: experiências e desafios” será abordado pela historiadora e arquivista mestra Amanda Oliveira Monteiro, do Arquivo Municipal Dr. Félix Guisard Filho. A programação neste dia inclui ainda uma visita guiada, e gratuita, pelo museu, às 11h.

Encerrando a semana, no dia 29, às 11h, terá uma sessão de cinema gratuita do clássico filme “Betão Ronca Ferro”, uma homenagem às artes circenses, que foi lançado em 1970.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3634.3447, site www.museumazzaropi.org.br e e.mail [email protected].

www.museumazzaropi.org.br

Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim, Taubaté/SP

Horários: terça a domingo, das 8h30 às 12h30. Fechado às segundas-feiras.