Entre 06 e 13 de abril, o Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP), será palco da 30ª edição da Semana Mazzaropi. O evento tem entrada grátis e promove atrações culturais, artísticas e gastronômicas para celebrar os 113 anos de nascimento do ator, humorista e produtor Amácio Mazzaropi.
“A Semana Mazzaropi é especial porque é uma grande festa, do jeitinho que Mazzaropi gostaria que fosse celebrado seu aniversário: uma festa popular“, explica Claudio Marques, curador do Museu Mazzaropi.
Parceria entre Cinemateca e Instituto Mazzaropi
Durante a Semana, o público vai poder assistir, pela primeira vez, seis filmes de Mazzaropi restaurados. Novinhos em folha! O restauro foi realizado pela Cinemateca Brasileira em parceria com o Instituto Mazzaropi com recursos da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Alguns dos filmes são do início da carreira de Mazzaropi e estavam fora de circulação há muito tempo. Então é uma oportunidade inédita!
Rua Fechada para mais Atrações Culturais
Neste ano, a rua do museu será fechada exclusivamente para a circulação do público – a expectativa é de que mais de 3 mil pessoas passem pelo local. Na área externa, os visitantes encontrarão a exposição “Os Adoráveis Calhambeques”, que exibirá diversos automóveis produzidos até o final da década de 1930, incluindo modelos icônicos que marcaram a época dos filmes de Mazzaropi. Haverá também a praça de alimentação, onde iniciativas sociais – como o Projeto Esperança, conduzido pela comunidade da região – oferecerão delícias como quitutes de milho e arroz carreteiro.

Museu do Futebol e Senac participarão da Festa
A celebração contará, ainda, com a participação do Museu do Futebol e do Senac Taubaté, que trarão ao Museu Mazzaropi oficinas e uma réplica da Taça Jules Rimet, conquistada pelo Brasil nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.
“O time do núcleo Educativo do Museu do Futebol tem o prazer de integrar a programação da Semana Mazzaropi 2025, que celebra o nascimento do cineasta brasileiro. Em 12 e 13 de abril, serão realizadas uma série de jogos e atividades educativas para o público visitante. Será possível conhecer um pouco mais sobre as Copas do Mundo, testar seus conhecimentos futebolísticos em nosso quiz, ter contato com algumas modalidades de futebol adaptado e muito mais“, diz Emerson Prata, educador do Museu do Futebol.
Programação com Música ao vivo, Dança e Espaço Kids
Durante os dois dias de festa, o icônico personagem Jeca promoverá interações divertidas com o público. Além disso, a criançada poderá aproveitar o Espaço Kids para se divertir com brinquedos infláveis, pintura de rosto e concurso de touro mecânico. As manhãs de sábado e domingo serão marcadas por atividades como oficinas de argila (das 9h às 12h, na Sala Hebe do museu), shows do Grupo Sambaú (das 9h às 13h, no pátio) e apresentações de Dança Mazzaropiana da Escola de Dança Monica Bona (das 10h às 11h, no auditório).

As sessões de cinema ocorrerão das 11h30 às 13h, no auditório. No dia 12, o filme exibido será “Zé do Periquito”, no qual Mazzaropi interpreta um jardineiro de um colégio. Já no dia 13, os espectadores poderão assistir a “Candinho”, um clássico do cineasta.
Apresentação da Fanfarra FAMUTA
Quem for ao evento no sábado terá a oportunidade de acompanhar a apresentação da Fanfarra FAMUTA na rua em frente ao Museu (das 15h às 16h). Às 16h30, o grupo Kuka Livre: Mazzaropi e Convidados subirá ao palco do auditório para um show repleto de surpresas para os amantes da cultura do interior.
Peça de Teatro: "Jeca Tatu, o Musicar"

No domingo, uma das grandes atrações será a peça de teatro “Jeca Tatu, o Musicar”, da companhia Arte em Cena, programada para começar às 16h30, no auditório. Para fechar o evento, às 18h, o público será convidado a cantar parabéns a Mazzaropi e comer o bolo de aniversário.
“É um evento que organizamos com carinho para a comunidade, com estrutura e uma programação artística e cultural que celebra o legado de Mazzaropi. Mais do que isso, é uma forma de mostrar a importância de Taubaté para cultura da nossa região e para o cinema nacional”, ressalta Seiti Alencar, coordenador da Semana Mazzaropi.
Realização e Apoio
A Semana Mazzaropi 2025 é realizada pelo Instituto Mazzaropi e Museu Mazzaropi com o apoio do Museu do Futebol, Senac Taubaté, Unitau, Cinemateca, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, TV Vanguarda, Google, Escola de Dança Monica Bona, Hotel Fazenda Mazzaropi, Hotel ibis Styles Taubaté, Cachaça Mazzaropi e Hotel Vila Inglesa e Help Mídia. De 8 a 11 de abril, o evento promoverá ainda uma diversidade de atividades educacionais e culturais voltadas a escolas públicas e projetos sociais.
Endereço e Contatos
O Museu Mazzaropi fica na Estrada Amácio Mazzaropi, número 249, no bairro Itaim, em Taubaté (SP). Mais informações podem ser obtidas em www.museumazzaropi.org.br, pelo e-mail [email protected], pelo telefone (12) 3634-3446
ou pelo WhatsApp (12) 99754-6788.